quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Eu li - A hora da estrela....

A hora da Estrela foi o último livro da autora Clarice Lispector, que foi publicado em 1977, mesmo ano de sua morte.
É uma autora nascida na Ucrânia mas que se naturalizou brasileira, veio para o Brasil muito nova.
É uma autora que escreveu muita coisa! Entre suas obras temos:
- A paixão segundo GH ( que farei a leitura agora em fevereiro),
- Laços de família (livro de contos)
- A imitação da rosa





E entre outros... Na sua lista consta até livros infantis.
De tanto ouvi falar queria ler algo da autora, não sabia por onde começar, mas queria ler algo. Até que encontrei essa edição de A hora da Estrela na biblioteca do município, então resolvi começar por ela.

Em a hora da Estrela vamos conhecer a história da Macabéa, uma nordestina que vai pro Rio de Janeiro após a morte de sua tia, única pessoa que tinha na vida. Vai pro Rio de Janeiro a procura de uma vida melhor.
Chegando ao Rio, logo arruma um emprego como datilógrafa, aluga um pequeno quarto e leva uma vida simples que tem como passatempo escutar rádio.
Logo ela conhece Olímpio, também nordestino. Os dois começam a se relacionar, mas Olímpio reconhece que Macabéa não é uma mulher bonita, ao contrário é uma mulher feia, sem atrativos nenhum! Mas como não tem ninguém vai ela mesma!
Até encontrar uma mulher que lhe chama mais atenção, que faz com que Olímpio deixe Macabéa.
Ao ser traída, Macabéa fica desolada! Resolve então escutar o que uma cartomante tem a dizer sobre seu futuro. Sai da cartomante feliz da vida, já que escuta que terá um futuro LUMINOSO!!!
A perceptiva de um futuro melhor a encanta!


O final foi inesperado, pelo menos pra mim! Até agora não sei dizer se gostei ou não da obra.
Gostei muito da ideia do romance, mas a narrativa do autor me incomodou bastante!
Macabéa a todo instante era humilhada, não era poupada em nunhum momento, nem no trabalho nem no amor! Isso me incomodava!! Até o narrador destacava esses pontos.
E falando do narrador, em determinado ponto, descobrimos que seu nome é Rodrigo e em alguns momentos até fala um pouco de si.

Enfim, foi um livro que até agora me deixou atordoada, não permitindo que diga com certeza se gostei ou não!
Mas pretendo sim ler outras obras da Clarice e ver se consigo me encantar por ela assim como a grande maioria dos leitores.

E você? Já leu ?


Descrição:

Um dos maiores clássicos da literatura brasileira, “A hora da estrela completa' 40 anos e chega às livrarias em edição comemorativa com projeto gráfico sofisticado, capa dura e recheada de textos críticos assinados por nomes de prestígio como Nadia Gotlib, Eduardo Portella, Clarisse Fukelman, o irlandês Colm Tóibín e a francesa Hélène Cixous, entre outros. A edição especial traz ainda um caderno, em papel couchê, com reproduções em fac-símile do texto original da autora, com texto de apresentação inédito da escritora, tradutora e pesquisadora Paloma Vidal. Romance mais popular de Clarice Lispector, lançado em 1977, ano da morte da escritora, o livro expõe os dilemas criativos do escritor Rodrigo S. M. (alter-ego da própria Clarice) para narrar a história de Macabéa, uma jovem alagoana órfã, virgem, feia e solitária, criada por uma tia tirana, que a leva para o Rio de Janeiro, onde trabalha como datilógrafa e onde cumpre seu triste destino com total resignação. Em seu romance de despedida, Clarice põe um pouco de si nas personagens Rodrigo e Macabéa. Ele, um escritor atormentado, à espera da morte; ela, uma moça infeliz e desprezada por todos, que gosta de espantar a solidão ouvindo a Rádio Relógio e que passou a infância no Nordeste, como a própria autora. Uma obra que se mantém instigante, inovadora e profundamente comovente há 40 anos, ganhando reimpressões sucessivas e traduções em todo o mundo. Agora, A hora da estrela atinge seu apogeu com esta edição que já nasce clássica e predestinada a se tornar um item de coleção.


Deixo aqui o link de uma entrevista que vi ano passado com a autora, onde tem um trecho que ela cita como surgiu as primeiras ideias para escrever esse romance. 
Vale a pena conferir:  https://www.youtube.com/watch?v=sVDNMMrk3lc

Um comentário:

  1. Oiiiie
    confesso que n tenho interesse em ler Clarice
    Talvez um dia, mas por enquanto, não!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir